Clínica de Recuperação Feminina

Clínica de Recuperação Feminina


Com um programa clínico terapêutico exclusivo que aborda cuidados especiais para proporcionar à mulher oportunidades para viver com dignidade, livre dos transtornos decorrentes do uso e abuso das drogas, o CT Caminhar conta com unidades destinadas somente ao público feminino.

Sabemos que as causas da dependência química são compostas de vários fatores interligados, e as mulheres têm suas características e necessidades singulares, por isso desenvolvemos uma metodologia específica de tratamento feminino.

A internação é uma das mais tradicionais formas de tratamento. Porém, ela não é a única forma de se tratar, é apenas uma etapa. Ela tem como objetivo desintoxicar a mulher dependente. Após o período de internação, o acompanhamento continuado é a estratégia mais indicada nos quadros da doença.

As diferenças fisiológicas entre homens e mulheres, levam a mulher a uma vulnerabilidade maior para todas as drogas. As mulheres têm mais gordura corpórea proporcionalmente a água e apresentam níveis menores de enzima álcool-desidrogenase (enzima que ajuda a metabolizar o álcool ingerido), o que faz com que elas absorvam 30% mais do álcool ingerido que os homens e apresentem uma alcoolemia maior.

Com uma abordagem terapêutica diferenciada para mulheres, o tratamento da dependência química (álcool e drogas), é realizado em regime de internação continuada, que poderá ser Voluntária, ou seja, quando a paciente reconhece a necessidade da ajuda profissional para superar a doença ou através da internação Involuntária, nos casos em que a paciente precisa do tratamento e se recusa a aceitá-lo.