As dependências que continuam a devastar a vida de muitos seres humanos não se manifestam da mesma forma em toda a gente. Géneros à parte, cada um de nós é diferente e tem a sua maneira de reagir às situações. Acontece com todos os tipos de drogas. Isso depende não só da constituição de cada um mas também do vício que o corpo e a mente já tem nessa determinada droga. No entanto, apesar de todos nós sermos diferentes, há semelhanças em alguns tipos de manifestações que o álcool provoca.
A maneira como a sociedade hoje vive tem um impacto psicológico em cada um de nós e nem todos são capazes de lidar bem com isso. A agitação, a pressão no trabalho, as horas extras, os problemas em casa devido às confusões nas vidas dos outros são apenas alguns motivos que levam ao aparecimento do estresse, denominada nova doença do século. Por vezes a fuga a toda esta tensão e estresse chama-se álcool, uma aparente solução que não passa de uma ilusão.
O consumo de álcool não se revela apenas a curto prazo, é muito mais do que uma simples ressaca no dia seguinte. A longo prazo, o álcool vai danificando as paredes do corpo e causando danos irreversíveis, que na maior parte dos casos são fatais. São cada vez mais as mortes provocadas pelos excessos de álcool durante toda a vida e que com o avançar da idade começam a fazer-se sentir através de doenças fatais como consequências do alcoolismo a longo prazo.
Uma clínica terapêutica de recuperação é um espaço destinado a ajudar a resgatar a vida de dependentes do álcool e também envolve o apoio aos seus familiares. O CT Caminhar tem um papel fundamental na desintoxicação, tratamento e integração social e profissional dos dependentes de drogas e álcool. O tratamento do alcoolismo é aqui abordado como sendo uma questão de todos e não apenas dos que abusam dele.