O tratamento para dependentes químicos é bem específico, o mesmo é personalizado e focado completamente no tipo de substância que a pessoa vem utilizando. Precisamos entender que ouvir falar da dependência química é uma coisa, vivenciar esse problema é bem diferente.
Pouco se sabe sobre a dependência química, sendo que a mesma é conhecida justamente pela necessidade incontrolável que o dependente sente de usar determinado tipo de substância de forma compulsiva, lembrando que a pessoa que sofre desse mal acaba tendo distúrbios mentais e físicos.
É importante entender então como funciona esse tratamento para dependentes químicos, sendo assim, confira maiores detalhes sobre esses tratamentos abaixo.
O que é o tratamento para dependentes químicos?
O tratamento para dependentes químicos, é um programa terapêutico que também é exclusivo para pessoas que são dependentes de drogas, a se recuperarem com uma metodologia eficaz e que são desenvolvidas e assessoradas por profissionais que possuem vasta experiência nessa área.
Além do mais, a internação faz parte do tratamento, quer seja voluntária quer seja involuntária, e a última diz respeito justamente quando o paciente não aceita tratamento, é importante compreender ainda como funciona a remoção do paciente.
Esse tratamento para dependentes químicos, possui como principal objetivo o compromisso de dar um atendimento profissional e oferecer ainda o melhor atendimento e ajuda para todos aqueles que sofrem dessa doença.
Além do mais, saiba que o CT Caminhar, é o responsável por oferecer um tratamento terapêutico que também é consolidado nos estudos mais eficazes, relacionados à dependência química.
Sendo assim, isso quer dizer mesmo que em vez de submeter esse paciente a prática laborais e outros trabalhos que pouco ajudam em sua recuperação, a clínica acaba tratando essa pessoa a partir de causas sociais e psíquicas, que acabaram levando essa pessoa à dependência.
Logo assim que chega à clínica esse paciente acaba sendo acolhido por uma equipe multidisciplinar, essa mesma possui uma base formada por médicos, clínicos gerais, psiquiatras, nutricionistas, psicólogos, entre outros.
Além do mais, esse tratamento para dependentes químicos, acaba reunindo etapas super importantes, entre as mesmas:
- Grafoterapias: que são trabalhos escritos;
- Videoterapia: onde vídeos terapêuticos são assistidos;
- Psicoterapia: quando há terapias individuais e em grupos, com terapeutas e psicólogos;
- Terapia Ocupacional: trabalho como pintura em tecido, artesanato e desenhos;
- Laborterapia: quando há desenvolvimento de atividades que são psicoterápicas entre as atividades estão a limpeza, jardinagem, ajudar na cozinha, ferramentaria, entre outros;
- Terapia Cognitiva Comportamental;
- Terapia Holística: cromoterapia, acupuntura, florais, etc;
- Programação 12 Passos de N.A e A.A;
- TER: que nada mais é do que Terapia Racional Emotiva;
- PPR: Plano de Prevenção a Recaída;
- Leituras: realizadas com materiais específicos;
- Ressocialização: aqui é o momento onde o paciente consegue reencontrar seus amigos, sua família e até mesmo retornar ao seu trabalho;
Sobre a dependência química
Não basta apenas entender qual é o tratamento para dependência química, devemos entender o que é essa dependência. Entenda ainda, que diferente do que a maioria das pessoas pensam, a dependência é uma doença crônica, sendo que a mesma pode sim ser tratada!
Saiba ainda, que a pessoa dependente acaba mostrando mudanças completamente progressivas de comportamento, sendo que elas acabam fazendo o organismo se adaptar à droga.
Sendo assim, por esse motivo precisamos saber que a dependência química, acaba sendo caracterizada como uma espécie de transtorno mental, que também é relacionado ao uso de substâncias.
Podemos dizer então que a dependência química é quando a pessoa não consegue mais se controlar, e precisa impulsivamente fazer uso de álcool e/ou drogas psicoativas, entre as mesmas podemos destacar: crack, álcool, maconha, cocaína, medicamentos à base de anfetaminas, entre outros.
Além do mais, é importante entender que o tratamento para dependência química deve abranger a família também, tudo porque ao conviver com os dependentes a família acaba adoecendo também.
Sendo assim, o familiar precisa se tratar junto justamente devido a codependência, que acaba atingindo diversas famílias que lidam com pessoas que estão na dependência química e/ou alcoólica.
Os familiares quando se tratam acaba então recebendo orientações de como lidar com o dependente, ajudando os mesmos a lidar com sentimentos que sentem a respeito da pessoa que está doente.
Além do mais, os familiares aprendem o que fazer ou não, a se proteger e aos demais membros da casa de problemas emocionais causados devido à dependência.
Sempre lembrando que é importante ter uma equipe excelente e formada por profissionais de várias áreas da saúde, auxiliando ainda na reintegração do paciente na sociedade. Além do mais, tendo a presença de pais e familiares, isso acaba ajudando no sucesso do tratamento e na ressocialização do paciente.